%

Edição 2021

Números 2021

1.835 livros inscritos
18 nacionalidades de autores publicados em Angola, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal 
337 editoras
342 publicações de autor
95 jurados de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal

Anúncio dos vencedores no YouTube

O anúncio dos vencedores de 2021 aconteceu no dia 8 de dezembro de 2021, com a presença virtual dos curadores do Oceanos, Matilde Santos, de Cabo Verde, Isabel Lucas, de Portugal, Manuel da Costa Pinto e Selma Caetano, ambos do Brasil, e do curador do Itaú Cultural, Claudiney Ferreira. Contou ainda com depoimentos dos três vencedores e do vencedor da edição de 2021, Itamar Vieira Junior.

Os três vencedores da edição 2020 foram o escritor do Timor-Leste Luís Cardoso, com O plantador de abóboras; o escritor português Gonçalo M. Tavares, com O osso do meio; o poeta brasileiro Edimilson de Almeida Pereira, com O ausente.

Luís Cardoso nasceu Cailaco, no Timor-Leste, em 1958. Autor de sete romances, mudou-se para Portugal na adolescência, onde estudou silvicultura na Universidade de Lisboa, e foi durante muitos anos representante diplomático da resistência timorense.

Edimilson de Almeida Pereira nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1963. É poeta, ensaísta, ficcionista, autor de literatura infantojuvenil e professor na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Gonçalo M. Tavares nasceu em Luanda, Angola, em 1970. Com livros publicados em mais de 50 países, venceu três vezes o Oceanos, com Jerusalém (2007), Uma viagem à Índia (2011) e O osso do meio (2021). Sua extensa produção inclui poesia, contos, romances, peças de teatro e obras que extrapolam classificações.

Júri

O júri que selecionou os 3 vencedores 2021 foi formado pela angolana Ana Paula Tavares; pelos brasileiros Itamar Vieira Junior, Julián Fuks, Maria Esther Maciel e Veronica Stigger; e pelos portugueses António Guerreiro e Golgona Anghel.

Finalistas

A tensão superficial do tempo, de Cristovão Tezza
Fé no inferno, de Santiago Nazarian
Inferno, de Pedro Eiras
Maria Altamira, de Maria José Silveira
O ausente, de Edimilson de Almeida Pereira
O avesso da pele, de Jeferson Tenório
O mapeador de ausências, de Mia Couto
O osso do meio, de Gonçalo M. Tavares
O plantador de abóboras, de Luís Cardoso
Pessoas promíscuas de águas e pedras, de Thais Lancman

Semifinalistas

Noventa e seis jurados do meio literário da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa avaliaram os 1.835 livros concorrentes ao Prêmio para eleger 54 obras semifinalistas — 28 romances,  14 livros de poesia e 8 de contos, 3 de crônicas e 1 de dramaturgia.

Conheça a lista completa aqui.

Cerimônia online de anúncio dos vencedores de 2021
Cerimônia online de anúncio dos vencedores de 2021

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.