%

Edição 2020

Números 2020

1.872 livros inscritos
11 nacionalidades de autores publicados em Angola, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Letônia, Moçambique e Portugal, além da região administrativa chinesa Macau
450 editoras
162 publicações de autor
88 jurados de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal

Anúncio dos vencedores no YouTube

O anúncio dos 3 vencedores da edição de 2020 aconteceu no dia 18 de dezembro de 2020 em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Oceanos. Com participação dos curadores Adelaide Monteiro, de Cabo Verde, Isabel Lucas, de Portugal, Manuel da Costa Pinto e Selma Caetano, ambos do Brasil, contou também com depoimentos por vídeo dos 3 escritores premiados.

Os três vencedores da edição 2020 foram o escritor brasileiro Itamar Vieira Junior, com Torto Arado; a escritora portuguesa Djaimilia Pereira de Almeida, com A visão das plantas; a escritora brasileira Maria Valéria Rezende, com Carta à rainha louca.

Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, Bahia. Geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos, venceu o Prémio LeYa em 2018 com Torto arado, seu romance de estreia. Em 2023, lançou o romance Salvar o fogo. 

Djaimilia Pereira de Almeida nasceu em Luanda e cresceu em Portugal, nos arredores de Lisboa. Formou-se em Estudos Portugueses e doutorou-se em Teoria da Literatura. Venceu o Oceanos 2019 com o romance Luanda, Lisboa, Paraíso e o Oceanos 2020 com A visão das plantas.

Maria Valéria Rezende nasceu na cidade de Santos, São Paulo, e, desde 1976, vive na Paraíba. Formada em Língua e Literatura Francesa e Pedagogia, pertence à Congregação de Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho, desde 1965.

Júri

O júri que selecionou os 3 vencedores 2020 foi formado pelo angolano Ondjaki; pelos brasileiros Angélica Freitas, João Cezar de Castro Rocha e Viviana Bosi; pelos portugueses Joana Matos e Carlos Mendes de Sousa; e pela são-tomense Inocência Mata

Finalistas

A cidade inexistente, de José Rezende Jr.
A ocupação, de Julián Fuks
A visão das plantas, de Djaimilia Pereira de Almeida
As durações da casa, de Julia de Souza
As solas dos pés de meu avô, de Tiago D. Oliveira
Autobiografia, de José Luís Peixoto
Carta à rainha louca, de Maria Valéria Rezende
Obnóxio, de Abel Barros Baptista
Sombrio ermo turvo, de Veronica Stigger
Torto arado, de Itamar Vieira Junior

Semifinalistas

Oitenta e oito jurados do meio literário da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa avaliaram os 1.872 livros concorrentes ao Prêmio para eleger 54 obras semifinalistas — 25 romances,  20 livros de poesia e 5 de contos, 4 de crônicas

Conheça a lista completa aqui.

Cerimônia virtual de premiação do Oceanos 2020
Cerimônia virtual de premiação do Oceanos 2020

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.